segunda-feira, 3 de agosto de 2015

O que é amaranto

Para que que serve o amaranto?

Flor do amaranto




  O amaranto,é  um dos cereais mais ricos em ferro e outros nutrientes, que traz grandes benefícios a saúde.



Amaranto


     Uma alimentação saudável é o segredo para quem busca equilíbrio na saúde e uma melhor qualidade de vida, a alimentação é muito importante e até mesmo necessária para aquelas pessoas que sofrem com alguma disfunção, necessitando de certos alimentos para suprir a carência de nutrientes no organismo. 

Amaranto





     Por tudo isso o amaranto, também conhecido por feijão dos Andes, vem se tornando cada vez mais popular na mesa dos brasileiros, um cereal altamente nutritivo, rico em proteínas de alto valor biológico, que serve também como um potente aliado das dietas.

      O amaranto também contribui indiretamente para a perda de peso. Isto porque ele é rico em fibras, nutriente que ao ser ingerido em boas quantidades proporciona a saciedade. Além disso, elas contribuem para o melhor funcionamento do intestino. Algumas pesquisas preliminares também observaram que o grão contribui para a melhora do sistema imunológico.


Benefícios do amaranto
 
- Previne o câncer: Duas pesquisas publicadas pelo Instituto para Pesquisas Científicas e Tecnológicas de San Luis Potosí, no México, observaram a presença de um peptídeo, fragmento de proteína, que é capaz de impedir o crescimento de tumores. Segundo os mesmos estudos, esta substância é semelhante à lunasina presente na soja, que também possui ação anticancerígena. Porém, uma diferença importante observada pelas pesquisas é que a substância presente no amaranto age mais rapidamente nas células do que a da soja. 
O testes com o alimento foram realizados somente in vitro, ou seja, ainda não foram feitas pesquisas com humanos em relação ao amaranto e o câncer.

- Controla o colesterol: Em pessoas saudáveis e em estudos iniciais realizados com animais observou-se que o consumo do amaranto ajuda a manter o colesterol controlado. Contudo, em estudos realizados com idosos, o mesmo benefício não foi observado. O mecanismo que proporcionaria o benefício de baixar o colesterol ainda não foi descoberto. Alguns pesquisadores defendem que as respostas seriam as fibras, outros apostam nas proteínas e ainda há quem acredite que o benefício está no óleo do grão, por ser rico em ômega 3.

-Ajuda no ganho de massa muscular: Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas, de autoria da nutricionista Valéria Maria Caselato de Sousa, observou que um grupo de 20 idosos apresentou ganho de massa muscular após passar 45 dias ingerindo pipoca. Este benefício ocorre porque o amaranto possui boas quantidades de proteínas, que tem a função de reparar as micro lesões que ocorrem como um processo fisiológico normal quando se prática atividades físicas e proporcionar a formação de novas células musculares.




HAMBÚRGUER DE CENOURA COM AMARANTO

 Ingredientes
2 cenouras grandes raladas fino
1 xícara de flocos de amaranto
Farinha de trigo para dar o ponto
Sal e salsa a gosto

Modo de fazer

Reserve a cenoura ralada por uns 10 minutos para que solte bastante água.
Misture os outros ingredientes, exceto a farinha, que deverá ser colocada aos poucos até que se consiga formar os hambúrgueres.
Asse-os na chapa ou asse no forno
Monte o lanche usando maionese vegetal, alface, tomate e pão.
Rende 4 hambúrgueres grandes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário